quarta-feira, 29 de junho de 2011

Modulo VI


OBJETIVO: Conhecer um pouco da história e as influências da miscigenação na formação do povo brasileiro.
CONTEÚDO: Miscigenação e a as influências na cultura brasileira.
METODOLOGIA: Primeiro fizemos uma roda de conversas, sobre os primeiros habitantes do nosso país, e as transformações que ocorreram ao longo do tempo, então após debates falamos sobre o termo miscigenação e as influências Depois de explorarem com conversas o tema abordado, lemos um texto sobre o assunto no livro didático de geografia. Por ultimo fizeram, eles responderam um questionário sobre o assunto.
SÍNTESE
Com o desenvolvimento da aula os alunos perceberam que miscigenação é a mistura de raças, de povos de etnias distintas e que no Brasil, as relações inter-raciais tiveram início com a chegada de colonizadores europeus e sua integração com os índios e, posteriormente, com os escravos africanos. Também ficou claro que devemos manter o respeito no ambiente escolar.
Escola Municipal Cecília Meireles
Professores:
Irene Batista
Ivone Araujo Lima
Rosangela Grande

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Modulo V




Módulo V

Pensamento social brasileiro e a construção do racismo
Ao debater o racismo com os alunos do 5º ano eles tiveram a seguinte definição de que antigamente o índio morava na mata, mas hoje está tudo mudado porque eles até estudam com nós e se veste como branco e que os negros eram escravos muito sofridos pelo que lês viram no filme que retratavam a escravidão no Brasil, alguns descobriu perguntando para os paios que é descendente de escravos , e os europeus são os povos ricos e bonito , porém falar sobre os asiáticos eles acharam que são um povo triste porque sofrem com os terremotos e eles ficaram muito chocado com os tsunamis.
Trabalhei o assunto bullying e pude perceber que o racismo ainda é muito presente nele, depende dos educadores trabalhar diariamente o preconceito com nossos alunos para que haja mudanças e aceitação dos diferentes.
Postei algumas historinhas sobre o assunto.

Irene Maria Batista